Blog

Signos das crianças e suas personalidades!

 

E aí, quem gosta de astrologia? Quem curtiu nosso novo tema aqui nas dicas? Toda a sexta-feira estaremos descrevendo um pouco sobre a criança de cada signo. Fique de olho e veja o quanto seu pequeno se assemelha com o signo correspondente.

 

♒ AQUÁRIO

A criança nascida sob esse signo têm uma tendência a ser um pouquinho rebelde e muito agitada. Por isso, pode começar a comprar protetores de tomada e quina, travas para gavetas e todos aqueles acessórios que podem te ajudar a evitar acidentes com o brincalhão.

Para manter o aquariano ocupado, invista em livros e muitas atividades ao ar livre. O seu pequeno também será extremamente sociável e fará amigos onde for: na escola, na aula de natação, no supermercado…

Incentive a personalidade amigável dele com muitas atividades em grupo e esportes coletivos, como o futebol. Para fazê-lo feliz, deixe que ele tome pequenas decisões, como escolher qual roupa vestir ou qual legume comer no jantar – eles vão amar toda essa liberdade. 

Os aquarianos são corajosos e possuem uma mente muito aberta, então é provável que você tenha em seus braços uma criança muito inteligente e questionadora.

 

♓ PEIXES

Os sensíveis piscianos precisam de um ambiente seguro e acolhedor para se sentirem confortáveis. É provável que seu bebê seja bem dorminhoco e adore ouvir músicas, receber massagens, muitos beijinhos e abraços.

O jovem peixinho é muito distraído, é bem provável que você o encontre sonhando acordado ou até mesmo na companhia de amigos imaginários. Incentivar a criatividade dele é essencial, mas não esqueça de mantê-lo com os pés no chão: estabeleça uma rotina com horários fixos para comer, dormir e brincar.

O pisciano pode ser ingênuo, então esteja sempre esperta para que ninguém tire vantagem dele. Por serem empáticos e amorosos, os nascidos sob esse signo podem acabar trazendo para casa todos os bichinhos de rua que encontrar por aí. Fique de olho!

 

  ARIES

 Os arianos são pequenos pacotinhos de energia, então não vai ser surpresa nenhuma se seu filhote tiver um espírito de liderança muito forte. Independente e confiante, isso significa que o seu pequeno vai querer fazer tudo sozinho, sem a sua ajuda – e isso é bom! 

É provável que ele seja muito agitado, então encoraje-o a praticar esportes. Os papais e mamães dos arianos precisam de uma dose extra de paciência para lidar com o jeitinho impulsivo e a autoestima elevada deles.

Essas crianças gostam que tudo aconteça do jeito delas e, caso isso não se concretize, podem se tornar mandonas e fazer birra. É importante ensiná-las que nem tudo acontece como a gente gostaria. 

 

TOURO

 Os bebês de Touro são muito adoráveis e carinhosos, então aproveite para passar bastante tempo bem juntinho deles. Quando forem um pouco mais velhos, é provável que gostem de passar tempo ao ar livre – os nascidos sob esse signo amam a natureza.

Incentive seu pequeno tourinho a tomar conta de um jardim ou do cachorrinho da família. Isso irá mantê-lo feliz, além de ser uma lição de responsabilidade. Taurinos são preguiçosos, comilões, mas muito práticos. Portanto, quando chegar o momento, seu filhote saberá muito bem como lidar com dinheiro.

No entanto, já fique avisada: seu filho será muito teimoso (mesmo!). Afinal, há um motivo para esse signo ser simbolizado por um touro. Seu pequeno vai resistir às mudanças e adorar rotinas e tradições, então, caso uma grande mudança seja inevitável, trate de contá-lo o mais rápido possível. Assim, ele terá tempo de se acostumar com a ideia e tudo ficará bem.

 

♊ GÊMEOS

Geminianos são conhecidos por serem curiosos e logo, logo você vai perceber isso. A mente agitada do seu pequeno precisa ser estimulada constantemente. Mantenha-o ocupado com muitos brinquedos, histórias para dormir ou, então, leve-o para fazer tarefas cotidianas, como fazer compras e pagar as contas no banco – eles adoram passear.

É provável que o bebê de gêmeos comece a falar cedo e, quando ele começar, não vai parar nunca mais. Ou seja, quando a fase das perguntas começar, prepare-se! Ele vai querer saber de tudo nos mínimos detalhes. Seu jeitinho extrovertido e o desejo por conhecimento pode torná-lo um ótimo jornalista ou professor.

No entanto, por ter muitos interesses, é provável que ele se torne indeciso, nunca sabendo escolher mesmo as coisas mais simples, como a sua comida ou cor preferida. Incentive-o a ter interesses específicos, como tocar um instrumento ou escrever histórias.

 

 ♋ CÂNCER 

O doce canceriano vai criar uma ligação forte com os seus pais rapidamente. Esse signo costuma ser muito apegado à família e vai se sentir mais confortável em casa do que na rua.

É provável que ele seja um dos pequenos que vai chorar no primeiro dia de aula porque ficará com saudades da mãe. Quando vocês saírem juntos, deixe-o levar um cobertor ou seu ursinho de pelúcia preferido junto, isso vai trazê-lo segurança.

Uma rotina consistente é bom, mas é essencial ensinar o canceriano a sair da zona de conforto, viver novas experiências e se arriscar um pouquinho mais.


♌ LEÃO

Seu pequeno leonino vai encantar todos à primeira vista! As crianças de Leão são muito calorosas, generosas e estão sempre sorrindo. É claro, ele vai amar ser o centro das atenções e não tem problema elogiá-lo, mas ensine-o a dividir o palco com seus irmãos e amiguinhos. É só lembrá-lo que todos precisam ter a sua vez.

Apesar de corajoso como todos os nascidos sob signos de fogo (Áries, Leão e Sagitário), o leonino não é muito rebelde e raramente vai questionar sua autoridade. Sorte a sua! Por outro lado, esses pequenos adoram um drama e, para balancear isso, já pode fazer a matrícula do seu pequeno nas aulas de teatro.

Apenas tome cuidado para que ele não pense que o mundo gira em torno do seu umbigo. Uma lição importante que os leoninos devem aprender é que o sucesso é muito melhor quando compartilhado.

 

 ♍ VIRGEM

Não fique chateado se seu mini virginiano for mais organizado do que você, é só o jeitinho dele. Desde cedo, os nascidos sob esse signo serão muito detalhistas. Pode ser até que você encontre-o guardando o dinheiro da mesada (para comprar um videogame, talvez?)

Na hora de tomar decisões, eles vão sempre analisar os prós e contras minuciosamente. As crianças de Virgem gostam de trabalhar duro e vão amar brincar com Legos. Ele pode ser um pouco ansioso e pessimista, com muitas preocupações na cabeça. Você precisará ensiná-los que a gente nem sempre acerta e que ninguém é perfeito.

Virginianos amam ser úteis, então, quando seu pequeno fizer alguma tarefa doméstica, não se esqueça de enchê-lo de elogios.

 

♎ LIBRA

Saiba de antemão, Librianos não gostam de conflitos. É provável que seu pequeno seja o conciliador da família e evite ao máximo brigar com os irmãos. Ele será muito carinhoso com todos. Esses pequenos são, acima de tudo, justos e estão sempre tentando agradar.

Apesar de ser um ótimo negociador, seu filho pode ser um pouco indeciso e muito preocupado em não ofender ninguém. É seu papel ensiná-lo a se expressar e defender suas opiniões, já que discussões são, às vezes, inevitáveis e não tem como fazer todo mundo feliz o tempo inteiro.

Além disso, librianos são vaidosos e adoram dançar. Então, por que não aumentar o som e fazer uma festinha com o seu pequeno?

 

ESCORPIÃO

As crianças de Escorpião podem ser muito enigmáticas. Esses pequenos amam e odeiam sem meios termos. Apesar de parecer calmo no exterior, seu filho pode ter muitas paixões escondidas por dentro. Então, mamãe, seja paciente e compreensiva.

Incentive seu escorpiano a falar sobre seus sentimentos, já que eles podem ser um pouco rancorosos. Ensine-os a serem mais compreensivos e perdoar. Mesmo que tenha pouca idade, o pequeno escorpiano capta o que as pessoas estão sentindo. Como têm atração pelo mistério, uma boa ideia de presente para essas crianças são os jogos de adivinhação.
 

♐  SAGITÁRIO

Sagitarianos são exploradores natos. Os pequenos vão querer experimentar tudo, inclusive o que estiver fora dos limites, fique atenta! Para mantê-lo animado, leve-o para passear em parques, leia livros e faça-o praticar muitos esportes para liberar toda essa energia acumulada.

Os extrovertidos e otimistas sagitarianos são atléticos por natureza e também costumam ter muitos amigos. É provável que seja um pouco precoce e maduro demais para a sua idade e isso significa que ele vai enchê-la de perguntas – entre elas, algumas que você não saberá responder. Por isso, encoraje-o a buscar as respostas sozinho.

Sagitarianos gostam de traçar metas e seguir seus instintos então, abre alas, mamãe, deixe seu pequeno se aventurar!

 

♑ CAPRICÓRNIO

As crianças de Capricórnio são muito conscientes e práticas, ou seja, são o filho mais velho perfeito. Eles são ótimos planejadores e estão sempre pensando no futuro. É capaz até que seu pequeno já saiba o que será quando crescer!

Por ser muito focado e trabalhar duro, vai gostar de receber elogios e saber que seu esforço valeu a pena. Capricornianos não gostam de entrar em encrencas, você terá ao seu lado uma criança responsável e que raramente quebrará as regras. Ou seja: o sonho de qualquer mamãe!

No entanto, será importante ensiná-lo a se arriscar de vez em quando e entender que os fracassos ensinam muitas coisas para a gente. Tome cuidado para não delegar muitas responsabilidades para ele, apesar de ele de dar conta de tudo, é preciso deixar que as crianças sejam crianças!

 

 

 

Saiba como inserir o hábito da leitura

        Nossa primeira dica sobre esse hábito é, ter contato com os livros é super importante para se familiarizar. Volumes com texturas, fantoches interativos, encaixes e desenhos 3D são ótimas pedidas para entreter as crianças menores. Insira a leitura da forma tradicional: lendo histórias infantis com os pequenos antes de dormir. Assim, eles se sentem curiosos para saber o desfecho. Aproveite para conversar com a criança e saber o que ela achou. Permitir que elaborem suas interpretações e significados pode ser determinante no apreço pela leitura.

       A nosssa próxima dica é para os pais que leem e demonstram prazer ao fazê-lo têm mais chances de criar futuros leitores. Durante o processo de aprendizado da leitura, apresente livros com imagens e escritas e inverta a proporção de um e outro gradativamente.

       Uma dica valiosa é reservar um horário na rotina da família, criando um momento de reunião para leitura... Além disso, mesmo que a criança já saiba ler, continue com o hábito de acompanhá-la e, assim, estreite os laços com ela.

      As fábulas fazem os pequenos questionarem o mundo em que vivem logo cedo... Faz com que eles analisem as condições de tempo e situações que desconhecem: ponto para a imaginação.

      É importante escolher livros com abordagens relevantes e que gerem dúvidas, além de levá-los a bibliotecas e eventos que tenham contações de histórias... Mas a grande sacada é permitir que escolham os livros que querem ler.

      Chame a atenção dos pequenos para o mundo dos textos... Textos na internet, placas, outdoors, comerciais de televisão tudo pode ser um gatilho para fazer eles terem prazer na leitura!

      Incentive atividades e brincadeiras que precisem de instruções lidas para serem feitas... Existem vários brinquedos diferentes no mercado onde para jogar você precisa de uma pequena explicação de como fazer, busque alternativas, seja criativo e estimule a criatividade dos seus pequenos!

     A cozinha também pode ser um lugar para incentivar a leitura de seus filhos... Proponha que eles leiam uma receita enquanto você prepara. Abuse de bolos e biscoitos, receitas de que as crianças adoram.

    Chegamos na nossa ultima dica..

    Os tablets, celulares e mini gamers, também têm bibliotecas virtuais... Ajude-os a se aventurar nesse espaço. Quem sabe esse incentivo não leve a criançada a pegar um livro por conta própria num futuro próximo?

 

 

10 Dicas para ajudar a colocar as crianças para dormir

        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Vamos a DICA número 01: Procure deixar a casa calma a partir das 18h, evite brincadeiras agitadas após esse horário, para que a criança vá entrando em ritmo de descanso e possa ir se acalmando até a hora de ir dormir.
  • As vezes essa tarefa se torna muito difícil, veja a dica de hoje da Magia pra tornar este momento mais fácil pra você e seu filho... DICA 02 - Quando colocar seu pequeno na cama ou no berço, não o nine demais (um pouquinho é bom e todo mundo gosta, mas equilíbrio é fundamental). Se isso acontecer, as chances de ele acordar no meio da madrugada para ser ninado são altas...
  • Estabelecer uma rotina faz parte do nosso papel, não tem jeito. Se as crianças não dormem bem ninguém da família dorme. Na nossa terceira dica para tentar te ajudar a melhorar a hora do soninho dos pequenos... DICA 03 - Se a criança acordar de madrugada, espere alguns minutos antes de dar atenção e não brinque de forma alguma, senão ela só vai ficar mais agitada.
  • Nossa DICA número 04 é: contar histórias antes de dormir é uma delícia e faz muito bem. Mas preste atenção para que a história não seja muito animada se não seu pequeno ficará agitado e demora mais tempo para cair no sono.
  • DICA 05 - Embora a gente sempre imagine o contrário, colocar música para a criança dormir não é o ideal, porque cria um hábito. Se ela acordar durante a madrugada pode querer novamente que a música seja tocada.
  • DICA 06 : Se o horário de dormir já tiver passado e o seu filho ainda estiver agitado, tente acalmá-lo. Ele fica agitado porque tem sono.
  • DICA 07, o medo de dormir sozinho é bem comum nas crianças. Compreender a origem dos medos das crianças é essencial para os podermos ajudar. Converse com o seu filho sobre os seus medos durante o dia. Ajudá-lo a construir a sua autoconfiança à luz do dia, é meio caminho andado para fazê-lo sentir mais seguro à noite. E uma criança segura, irá tornar-se por certo mais autónoma.
  • DICA 08 - Geralmente as crianças jantam mais cedo, por volta das 19h, o que ajuda a criar uma boa rotina. Mas quando os pais chegam muito tarde em casa, é preferível que a criança jante mais tarde e vá dormir mais tarde para poder interagir com a família, do que dormir cedo e não ver os pais. Só fique atento para que seu filho durma durante horas seguidas, sem interrupções.
  • DICA 09 - O horário ideal para a última mamada é por volta das 22h, assim a probabilidade da criança dormir durante a noite toda, sem acordar faminta na madrugada é grande.
  • DICA 10 - Até os 4 meses, não adianta tentar impor regras quanto ao sono dos seus filhos. Antes dessa idade, se ele chora é porque precisa se alimentar ou está com algum desconforto, como uma cólica. Para se criar uma rotina saudável de sono a partir dos 6 meses, o melhor é que o bebê durma sozinho em seu quarto..

Gostou e quer mais dicas? Comenta lá nas redes sociais o que você gostaria de ver por aqui, queremos ideias e sugestões para os proximos temas